quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

A MATEMÁTICA DA SALVAÇÃO 2

QUAL  A  AÇÃO  DO  SER  HUMANO,
 NA REDENÇÃO?
      
         “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério da presença do Senhor; porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca que se faz confissão para a salvação”. (Atos 3:19; Rom. 10:9,10)

         Bem, de acordo com o que afirmamos, o que podemos indicar como sendo aquilo que cada pessoa deve fazer para alcançar a Salvação? A resposta está bem explicada nos textos acima:
         Cada ser humano da terra deve se arrepender de seus pecados e deve convidar a Jesus Cristo, aceitando-O como Único e Suficiente Salvador. Podemos esclarecer isto em duas partes:

1.             Arrependimento: A palavra grega para arrependimento é metanoia (METANÓIA). Significa ‘mudar a mente’. É a decisão de mudar de vida. Não se trata de uma mudança superficial de costumes; não é um remorso emocional, uma camuflagem, que esconde a podridão de uma vida de hipocrisia, lançando o “lixo para baixo do tapete”. Parte da consciência e rejeição do pecado, do desejo sincero e íntimo de romper com a condição inicial de pecador perdido e condenado; do despertamento quanto à necessidade de se achegar a Deus, do desejo de reparar o erro inicial que nos contaminou e nos associou a esta condição distanciada e decadente. O ser arrependido, então, reconhece a sua condição insuficiente e falha, diante do Deus perfeito e clama pela Sua ajuda. Quando atingido pela Verdade, o ser humano, confrontado com Deus, sabe que não tem mais saída e nem argumentos.

2.             Fé no Salvador: Agora, o homem pede a Cristo que o salve, pede para ser aceito e confia que é recebido. Costuma-se comparar tal momento à abertura de uma porta a um visitante gentil, que bate pacientemente. Jesus é alguém que sempre bate à porta de nossas vidas. Ele deseja entrar e morar em nosso ser, transformando-o, curando-o e restaurando-o!
               
         A expressão “aceitar a Cristo” denota a aceitação do Seu sacrifício de sangue como único meio de remissão (pagamento), pelos nossos pecados, numa entrega de nossas vidas, voluntariamente, Àquele que se entregou por nós. Esta é a única maneira de sermos redimidos.
  
         “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele comigo.”(Apoc. 3:20).


        Nota:  Mesmo compreendendo que o contexto de Apocalipse 3 se refere ao fato de que Jesus está fora da Igreja e que deve ser convidado de volta, naquele caso; pois é, absoluta e essencialmente, seu CABEÇA e SENHOR; entendemos que o princípio aqui inserido se aplica ao contexto de relacionamento entre Jesus e o homem, pois sem uma escolha deliberada, que pode ser representada por um convite específico a Cristo, Jesus não obrigará qualquer pecador a se entregar a Ele; ou a escolher a Ele como Advogado.
Os seres humanos possuem, sempre,  opção de querer a Deus ou não, em suas vidas. Esta concepção se harmoniza com diversos contextos bíblicos, como por exemplo Josué 24: 15.


         Então, caro leitor, se você ainda não fez esta decisão pode fazer isto agora. Devo sugerir que você ore agora mesmo ao Senhor Jesus. E deve ser com as sua palavras ou, se preferir, pode orar, com toda a sua fé sincera, dizendo:
         “Senhor Jesus, reconheço que sou um pecador; preciso que o Senhor me purifique completamente; preciso sejas o meu Salvador Eterno; entrego-me a Ti, Senhor. Obrigado por me receberes. Amém”.
         Se você fez esta oração agora, gostaria de sugerir que você consulte novamente todas as referências bíblicas contidas neste livro. Elas irão te ajudar a fortalecer as suas convicções. Há alguns passos que você deve seguir:

1.      Adquira um exemplar da Bíblia Sagrada, o mais depressa possível;
2.      Inicie a leitura sistemática e regular. Pode iniciar com o Evangelho escrito por João e a carta aos Romanos. Pode ler todo o Novo Testamento primeiro e depois o Velho Testamento;
3.      Procure uma Igreja Neo-Testamentária, onde você possa ser acompanhado e aconselhado; ela será uma grande escola e família cristã, reunindo características e fundamentos bíblicos;
4.      Sirva a Deus com amor e coloque-O no centro de suas decisões. Seja um discípulo de Jesus;
5.      Cultive a leitura de bons livros cristãos, com fundamento bíblico;
6.      Ore a Deus diariamente, cultive um tempo de comunhão com Ele. O Senhor te ama, te conhece e quer te ajudar a crescer (I Pe. 2: 1 - 10);
7.      Testemunhe de Cristo; fale do que Ele fez por você, começando por sua família; mas tenha paciência e amor, pois as pessoas terão sempre alguma resistência, como eu e você tivemos;
8.      Leia este artigo novamente, e divulgue-o às pessoas que você ama e respeita;
9.      Torne-se alguém com quem Deus pode contar, para ajudar a sociedade que está sendo destruída pelo pecado, mas que não admite esse fato.
                              

2.        Entendendo a Certeza de Salvação, logicamente.

A equação no início deste capítulo mostra que ninguém merece a redenção; ela é concedida pelo Salvador. É Ele quem garante e sustenta a nossa Vida Eterna. Deu-nos o Espírito Santo como garantia, para habitar e não “passear” em nós ou nos “visitar”(Ef. 1:13,14; Jo. 10:27-29). Então, se não depende de nós e se nunca o merecemos, como o iremos desmerecer?

Então, Adão um homem, nos cobriu de condenação; Jesus, um homem 100% e Deus 100%, atuando através de nossa fé sincera e arrependimento, nos cobriu de Salvação. Adão nos contaminou para sempre com o veneno da morte; Jesus nos imunizou com o Seu precioso sangue (I Pe. 1:18,19). Adão nos matou, nos separou do Senhor; mas, Jesus veio, para nos levar de volta para Deus(I Pe. 3:18B). Isto quer dizer VIDA!!!!!!!!!!!

                                                                               Túlio Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário