sábado, 27 de junho de 2020

            O CRISTÃO E O SOFRIMENTO
                                           (Túlio Vasconcelos)


ESTUDO BÍBLICO

Texto base: João 9: 1- 3
Título: O CRISTÃO E O SOFRIMENTO

Introdução:
1. Cristão sofre?  Existem crenças que afirmam que não. E estimulam as pessoas a abraçarem uma perspectiva da teologia da prosperidade: "PARE DE SOFRER!";
2. A falta de conhecimento do caráter de Deus e do propósito do sofrimento, na vida humana tem levado pessoas a uma crença ateísta, humanista, que se revolta contra Deus. Pessoas negam e rejeitam ao Senhor, por simplesmente não estarem familiarizadas com os propósitos divinos do sofrimento;
3. A Bíblia traz afirmações importantes sobre isso. Há, pelo menos, 4 motivos bíblicos para o sofrimentoa, alguém que foi alcançado pela graça de Deus, cuja vida se torna instrumento para glória do Senhor e testemunho para outrem. Vejamos 04 motivos bíblicos do sofrimento e seus efeitos:

MOTIVO 1 – Uma ação disciplinar ou corretiva de Deus. Ele nos ama e nos trata como filhos. Por amor, nos corrige, para que nos arrependamos e nos voltemos para Ele, para comunhão plena (Hebreus 12:5-13 cfr. Apoc. 3:19). A disciplina de Deus, para um filho, conjuga amor e justiça.
A resposta esperada pelo Senhor, portanto, é o nosso arrependimento, que produzirá um retorno à plena comunhão com Ele.

MOTIVO 2 – Provação permitida por Deus (Tiago 1:2-6). Deus permite que soframos, em meio a provações. Provação é um tipo de dificuldade, que se for encarada com humildade e coragem traz resultados positivos. Grande alegria de nossa parte é a resposta esperada por Deus (Tiago 1:2). Porque a provação é um sofrimento que não está relacionado a nossa culpa ou pecado. Isso já deve ser um motivo de alegria. Cada servo de Deus, durante o processo de sofrimento deve se avaliar com sinceridade e em oração, se está caído em algum tipo de pecado como orgulho, inveja, pecado moral, relacional; ou se há algum tipo de mágoa ou amargura em seu coração. Caso não seja por causa de pecado tal situação de dor ou sofrimento, o cristão pode estar passando por um tipo de provação. O cristão, aprovado na provação, experimentará crescimento espiritual e pessoal, como resultado.
             A provação pode vir, também, na forma de tentação. Há 4 fatos bíblicos sobre a tentação:
Fato 1: Tentação é permitida, mas não causada por Deus (Tiago 1:13-15);
Fato 2:  O objetivo do Tentador é nos levar a pecar, blasfemar e produzir adoração a ele, Satanás(Jó 1:11,12; Jó 2:6-10; Mat. 4:1,2,9,10);
Fato 3:  Tentação trabalha para destruir nossa comunhão com Deus, nos afastar dEle, pois tende a nos levar ao pecado e o pecado nos distancia de Deus
(Tiago 1:13-15);
Fato 4:   A tentação tem um limite prometido por Deus, que alimenta nossa esperança e nos assegura de que podemos resistir com segurança a ela e vencer(I Cor. 10:13).
Como já foi dito: vencer a provação e a tentação produz crescimento.

MOTIVO 3 – Sofrer por amor à justiça (I Pe. 3:14-17). É uma das grandes possibilidades na vida de um cristão em fase de amadurecimento mais avançado. Ele pode ser levado a um sofrimento que lhe identificará com o Senhor.  Deus espera que não revidemos a ofensas, debates, ataques, com violência, falta de educação ou intolerância.  Responder, sim, com inteligência e humildade, como o Mestre fez, em sua jornada terrena. Ele espera que mostremos o amor, ou lampejo do amor e alegria que foi demonstrado por Estêvão, Pedro, João. Eles se sentiram felizes por sofrerem por amor a Cristo (Atos 8: 59,60; Atos 5:41, 42).
Nota: As palavras gregas utilizadas nesses contextos (πάσχειν = Pásquein e κακοποιοΰντας = cacopoioúntas/I Pe. 3:17 e II Tim. 2:3) significam: passar por sofrimento grave, sério, que pode trazer até mesmo um risco de morte. E suportar tudo isso, com paciência.
          Assim, Deus será glorificado e nós seremos bem-aventurados (mais que felizes) e recompensados pelo Senhor.

MOTIVO 4 – Manifestação das Obras de Deus (João 9:1-3).
          Os discípulos de Jesus tinham dúvidas a cerca do motivo pelo qual aquele homem havia nascido cego. Questionavam se era por motivo de pecado de seus pais ou seu próprio pecado (do cego). Note que a ignorância dos discípulos exemplifica o próprio pensamento de muitos, que ainda hoje associam todo sofrimento a pecado. Jesus mostra que há um motivo importante para que aquele homem sofresse: a manifestação das obras de Deus, para glória de Deus, evidentemente. Após grande manifestação do poder divino em curar aquele homem, que mendigava, houve um amplo debate na sinagoga. Os fariseus, insatisfeitos, questionaram o homem que fora curado, seus pais e não criam na autoridade de Cristo. Foram contraditos pelo testemunho vivo do homem que fora curado. Que naquele dia ganhou visão física e visão espiritual. Sua cegueira existencial também foi curada e ele creu no Salvador.
Exemplos bíblicos semelhantes:
Lázaro – João 11:46  e Daniel 6:26,27
           A obra e o poder de Deus, nesses casos, mostram que o sofrimento é um quadro, no qual o Senhor pode pintar a Sua glória, traduzindo isso em grande testemunho que pode levar pessoas a crerem nEle. Deus usa vidas de seres humanos regenerados, para anunciar a outros as grandezas de Deus e a vida Eterna.

CONCLUSÃO: Pedro, João, Jó, Daniel, o próprio Cristo na cruz, testemunhando àquele malfeitor e a cada um de nós, que hoje é dia de Salvação. E de livramento, de crescimento, de desfrutar do abraço do Deus que nos ama e nos trata como filhos. Abracemos ao Senhor, em fé e submissão a Sua perfeita vontade.
EXERCÍCIOS:
1.     Quantos e quais são os motivos que estudamos, para o sofrimento do cristão?
2.     Qual(is)  o(s) motivo(s) que você acredita ser(em) mais comum(ns) na tua vida? Você tem chegado ao resultado ideal, conforme estudamos?
                                                                                   
                                                                           Que o Senhor te abençoe!
                                                                                                                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário